CONCEITOS
ALELOS
São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Desenvolvimento de um indivíduo desde o processo da sua fecundação e formação do zigoto, a constituição dos seus órgãos, ossos, tecidos e as outras partes do corpo, durante uma gestação.
ENGENHARIA GENÉTICA
Estudo e desenvolvimento de métodos e tecnologias que permitam alterar a constituição genética dos indivíduos, manipulação genética.
ENZIMAS
Substância orgânica, produzida por células vivas, que atua como catalisador em certas transformações químicas.
GENE
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente.
GENÉTICA
Ciência biológica que tem por objeto o estudo dos fenómenos e das leis da transmissão hereditária (considerando os genes) dos caracteres e a variação destes.
GENÓTIPO
Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo.
FECUNDAÇÃO
Processo em que o espermatozoide penetra no óvulo.
FENÓTIPO DOMINANTE
O fenótipo dominante é o fenótipo que representa o genótipo que contém o alelo dominante.
FENÓTIPO SELVAGEM
O fenótipo dominante é o fenótipo que representa o genótipo que contém o alelo recessivo.
NÚCLEO
Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética.
TEORIA CROMOSSÓMICA DA HEREDITARIEDADE
Esta teoria afirma que os genes são encontrados em locais específicos nos cromossomos, e que o comportamento dos cromossomos durante a meiose pode explicar as leis de herança de Mendel.
TESTOSTERONA
A principal hormona de androgénio masculino, produzida nos testículos, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e pelas características sexuais masculinas.
RETROVÍRUS
Vírus cuja informação genética se encontra armazenada no RNA (ácido ribonucleico) e que, por meio de uma enzima (a transcriptase inversa), é capaz de se integrar no DNA do hospedeiro (processo de replicação que o torna especialmente propenso a mutações).